quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Gastronomia Pomerana


A culinária germânica em Pomerode garante deliciosas surpresas. Pratos típicos como o Eisbein (joelho de porco), o marreco recheado e o Kassler (bisteca de porco) são apenas alguns dos exemplos que caíram no gosto popular.

Os doces, como as famosas cucas, as tortas e as bolachas dão água na boca e podem ser encontrados em excelentes confeitarias.

Em razão de seus acolhedores restaurantes e farta culinária típica, Pomerode se destaca como o pólo gastronômico da região do Vale Europeu.



  • Receita de marreco recheado com repolho roxo :o nome original é “Gefüllte Ente mit Rotkohl” e o marreco é temperado por dentro e por fora com sal e pimenta moída. O recheio é preparado com miúdos do marreco, moídos de carne bovina e suína. Tempera-se com sal, pimenta moída, cebola, tomate. Juntam-se ovos, farinha de trigo. O repolho roxo é cortado bem fininho, e cozido com sal, pimenta moída, azeite de milho, farinha de trigo, vinagre branco e uma pitada de açúcar.
  • Morcilhas (Clara e Escura): são produtos a base de carne suína, cujo nome original são “Leberwurst e “Blutwurst”


Imagem : Foto ilustrativa da receita .

Referências :






CULTURA POMERANA

Casamento Pomerano


O Casamento Pomerano é uma tradição que vem passando de geração para geração, preservando seus costumes e significados, apesar de hoje em dia já terem ocorrido algumas mudanças.
O vestido da noiva, por exemplo, era preto em sinal de protesto, pois quando a moça se casava sua primeira noite após o casamento deveria ser com o senhor feudal e não com seu marido. Usava uma faixa verde na cintura que simbolizava a esperança de não estar mais em poder do senhor feudal em sua noite de núpcias. O que era protesto se transformou em costume trazendo um marco na cultura Pomerana.
O quebra-louças é um dos eventos mais chamativos da tradição, que tem como objetivo trazer coisas boas ao casal, acreditando que quanto mais cacos houver, mais sorte os noivos terão, por isso a dança é realizada sobre a louça quebrada e mesmo depois de recolhidos são espalhados novamente para que se multipliquem.
Durante a festa que tem duração de três dias, os convidados usam fitas pregadas em suas roupas cujas cores simbolizam sua situação conjugal. O vermelho para os solteiros e o azul para os casados.  

Imagem : Família pomerana em casamento . 

Festas Pomeranas 


Desde 1984 no Espírito Santo, quando aproxima-se do verão, é posta em mesa a diversidade da gastronomia e cultura Pomerana. São 11 dias de muita festa , música , dança , chope ,comidas típicas e cultura pomerana . 
Em festas como essa são preservados , danças folclóricas , corais , danças típicas , feiras artesanais e diversas outras coisas , onde é possivel conhecer um pouco mais da cultura Pomerana . 

Danças Típicas


 As danças típicas são originais trazidas de berço pelo povo Pomerano desde 1859 e 1872 . Assim passada de geração em geração , de pai para filho , até o ano de 1968 , quando formou-se o primeiro grupo de dança Pomerana. 
E até os dias atuas é mantido essa tradição centenária , de dança alegres , com vestes passos e músicas típicas pomeranas . 



Trajes 


                     

Imagem ; Trajes típicos feminino e masculino .




CHEGADA DOS POMERANOS NO ESPÍRITO SANTO


Por volta do século XX a Pomerânia sofria a divisão de seu território entre Alemanha e Polônia .Consequentemente algumas famílias Pomeranas deixaram sua terra natal em busca de uma vida melhor. O desembarque dos primeiros imigrantes pomeranos foi formado por um grupo de 27 famílias , no total mais ou menos 120 pessoas , todos agricultores e luteranos . Porem por volta de 1872 e 1873 milhares de imigrantes se direcionaram a regão . Ao todo, chegaram ao estado 4 mil pomeranos , todos com o intuito de fuga contra a miséria e a pobreza que se encontrava na Europa , porém acabaram encontrando no Brasil pobreza semelhante. 
Os primeiros imigrantes que chegaram em terras Capixabas , estabeleceram-se principalmente em regiões serranas, como Santa Maria de Jetibá , e trabalhavam na agricultura que era a principal atividade econômica na época .